O primeiro semestre de 2014 foi pródigo em feriados prolongados. Além da tradicional semana de Carnaval, muita gente aproveitou datas como o Ano Novo, que caiu numa quarta-feira, ou o 1º de Maio na quinta, para enforcar alguns dias e esticar o descanso. No nosso caso, pegamos a Sexta-Feira Santa (18 de abril), com Tiradentes caindo numa segunda (dia 21), e juntamos a terça-feira dedicada a São Jorge (23 de abril é feriado municipal no Rio de Janeiro) para curtir uma “mini férias” de 10 dias.

Mas, como em qualquer data comemorativa, nada é tão fácil e barato no nosso país. As passagens para qualquer local do planeta estavam com preços exorbitantes e os trajetos eram simplesmente hilários. Basta dizer que o vôo mais em conta (e já pagando muito caro) para a vizinha Buenos Aires levava umas 16 horas, com 136 escalas improváveis pelo Brasil… Idem para Chile, Bolívia e outros países da América do Sul. Europa e EUA nem pensar também… E destino nacional? Na Semana Santa??? Esqueça! Os hotéis e companhias aéreas sempre perdem a noção nesse período!

Eis que, depois de várias pesquisas, encontramos uma opção: Cordoba, na Argentina! Com algumas milhas da Gol e um dinheirinho para completar, chegamos a um bom custo-benefício de datas e horários. Porém, nunca tínhamos pensado na região como um destino de férias do tipo “preciso muito conhecer”… O que haveria de interessante por lá? Talvez desse para cruzar o país até Mendoza? Tem alguma coisa no meio do caminho?

Bom, é exatamente aí, quando você menos espera, que os lugares te surpreendem…

Alugamos um carro (como de costume) e visitamos: Cordoba – Alta Gracia – Villa Carlos Paz – Altas Cumbres – Mina Clavero – Parque Chancaní – Mendoza – Canyon del Atuel – Aconcagua – Maipú – Luján de Cuyo – Sierra de las Quijadas – San Luis – Potrero de los Funes – Villa General Belgrano – La Cumbrecita

Foram quase 3.000 km rodados em 9 dias pelo Centro-Norte da Argentina.

O roteiro detalhado foi:

  1. Chegada à Córdoba
  2. Córdoba / Alta Gracia / Villa Carlos Paz / Altas Cumbres / Mina Clavero
  3. Mina Clavero / Parque Provincial Chancaní (Los Tuneles e Quebrada de La Mermelada) / Mendoza
  4. Mendoza / San Rafael (Cânion del Atuel) / Mendoza
  5. Mendoza / Parque Provincial Aconcágua / Mendoza
  6. Mendoza / Maipú (Azeitaria Pasrai) / Luján de Cuyo (Vinícola Ruca Malén) / Mendoza
  7. Mendoza / Parque Nacional Sierra de las Quijadas / San Luis
  8. San Luis / Potrero de Los Funes / Villa General Belgrano
  9. Villa General Belgrano / La Cumbrecita / Saída de Córdoba (de madrugada)

Só mais uma informação: o voo da Gol saiu do Rio às 20:50 e chegou às 03:10 da manhã em Córdoba. Na volta, nossa saída de Córdoba foi às 03:50 da matina e chegamos ao Rio às 10 horas da manhã. Horariozinho safado…


Reserve seu hotel no Booking pelo link abaixo. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda!

3 comments

  1. Ola Silvana! Adorei o roteiro! Estamos pensando em algo muito parecido com chegada e saída por Cordoba mas pesquisando sobre aluguel de carros achamos os preços muito salgados. Você podería comentar este ítem, e se possível também nos informar como é o preço da gasolina, pedágios e estado geral das estradas nesta região?? Obrigada!

    1. Olá, Claudia!

      Eu estava com a Silvana nessa viagem e posso comentar alguns dos itens.

      Realmente o aluguel do carro foi caro, ainda mais para o carro que era. Não lembro o preço, mas lembro que foi caro e quase não conseguimos alugar, pois haviam poucos carros disponíveis nas locadoras. Vou pesquisar nos meus alfarrábios para ver o preço e posto aqui.

      Gasolina e pedágios não foram caros. Preços compatíveis com os do Brasil.

      As estradas asfaltadas são boas, mas se vc for se emburacar por estradas de terra, tem que dar uma boa pesquisada, pois passamos muito perrengue numa delas. E olha que um amigo argentino ligou para a Oficina de Turismo para ver se a estrada estava boa e responderam que sim. Quase atolamos no areal…

      Abraços

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *