New York é a capital do mundo! Uma cidade gigante, bem interessante de se conhecer e com gente de todo canto. Fiquei lá por 4 dias e meio, o que é bem pouco, pois há muitíssimas coisas pra fazer na cidade. Com o tempo reduzido, e como era a minha primeira vez por lá, centrei meus programas nas atividades turísticas principais e em caminhadas de bobeira pelas ruas de Manhattan.

Hospedagem

A cidade tem trocentas opções de hospedagem, obviamente, e acho que vale a pena perder um tempinho buscando acomodação quando estiver planejando sua viagem, pois é possível descobrir promoções interessantes. Escolhi o The New York Helmsley Hotel, na 42nd St., para me hospedar e paguei cerca de 150 dólares a diária (para 2 pessoas), o que foi um bom negócio, pois o Hotel Pennsylvania, popular entre os brasileiros que visitam a cidade, estava mais ou menos o mesmo preço e é bem inferior.

Atrações

Sobre as atrações, não se pode perder a Times Square, seja você um turistão, mochileiro, viajante ou qualquer outra denominação. A mais famosa praça da cidade é sempre lotada, com luzes pra todos os lados em letreiros e painéis gigantes e é comum ver gente com cara de bobo olhando aquilo tudo sem entender direito! Lá pode-se assistir a um espetáculo da Broadway e visitar lojas famosas, como a da M&M’s, Legostore, a de brinquedos Toys R US, com seu grande piano, e até aparecer no telão da American Eagle!

New York - Times Square
Times Square
New York - Times Square e os espetáculos em cartaz
Times Square e os espetáculos em cartaz
New York - Estátua da Liberdade feita de Lego na Legostore
Estátua da Liberdade feita de Lego na Legostore
New York - Os dois Zés no telão da American Eagle!
Os dois Zés no telão da American Eagle!

 

Outra atração imperdível é passear pelo Central Park. O imenso parque no meio da selva de pedra de Manhattan causa um belo e interessante contraste na cidade. O astral do parque é muito bom e lá se vê pessoas fazendo piquenique, passeando, praticando esportes e inventando moda…

Como o clima estava ameno, compramos uns sandubas e comemos no gramado do Central Park, largadões… Mas não tente fazer isso no inverno!

Na parte oeste (Central Park West) está o Strawberry Fields, um pequeno memorial a John Lennon, que morava e foi assassinado ali perto. Não é grande coisa, mas vale dar uma passadinha.

New York - Central Park
Central Park
New York - Central Park
Central Park
New York - Strawberry Field
Strawberry Fields
New York - Prédio perto do Strawberry Field, onde John Lennon morou
Prédio perto do Strawberry Fields, onde John Lennon morou

 

Para ver a cidade de cima há o famosíssimo Empire State Building e o Top of the Rock, no Rockefeller Center. Escolhemos ir somente ao Top of the Rock, pois ouvimos dizer que é bem melhor, mais vazio e organizado, e tem a vantagem de se poder ver o Empire State, afinal o único lugar que não se vê o Empire State é dele mesmo!

Você pode comprar um ingresso que permite entrar de dia e voltar à noite, para ver a cidade lá de cima dessas duas formas, e vale muito a pena.

New York - NYC e o Empire State
New York City e o Empire State
New York - NYC e o Central Park
New York City e o Central Park
New York - NYC a noite
New York City a noite

 

Quem é viciado em esporte (eu, por exemplo!) vai curtir muito assistir a um evento esportivo no Madison Square Garden. No meu caso, foi um jogo de basquete da NBA entre New York Knicks e Philadelphia 76ers. O jogo em si foi meia boca, pois os times, que são tradicionais, não andam jogando um basquete muito redondo, mas a experiência de estar no The Garden foi do cacete! Para ler como foi minha experiência, clique aqui.

Lá também rolam shows, e você pode dar a sorte de ter um maneiro na época em que estiver na cidade. É bom dar uma olhada na programação antes de viajar.

New York - NBA no Madison Square Garden
NBA no Madison Square Garden

 

Na parte leste da ilha de Manhattan (44th St. com 1st Av.) há um prédio bonito e imponente, que é a sede das Nações Unidas. Fizemos um passeio interno, mas confesso não achei lá essas coisas, e ainda gastamos muito tempo na entrada devido ao forte esquema de segurança. A boa é só passar na porta e bater umas fotos do prédio.

New York - Prédio das Nações Unidas
Prédio das Nações Unidas

 

No sul da ilha há a famosa Wall Street com a Bolsa de Valores de Nova Iorque e seu touro. A tradição diz que deve-se passar a mão em suas bolas para dar sorte. Eu preferi mudar um pouco…

Há também o novo World Trade Center, que estava em construção quando fui, a bela Brooklyn Bridge e o ferry para a Estátua da Liberdade, que não deu tempo de visitar de perto. Ficou pra próxima visita a Grande Maçã.

New York - Bolsa de valores de NY
Bolsa de valores de New York
New York - Touro de Wall Street
Touro de Wall Street
New York - Brooklyn Bridge
Brooklyn Bridge

 

Alimentação

Nossa gastronomia foi basicamente os pancreáticos da vida, e nas andanças pela rua, descobrimos mais um, no maior estilo bom bonito e barato! Trata-se da 2 Bros Pizza (W 40 St. com 9th Av.) onde come-se cada fatia de pizza por um dólar.

Não espere a melhor pizza do mundo, mas posso dizer que é honesta, ainda mais quando se pensa que foi pago uma doleta por ela! Depois, pesquisando na internet, descobri que eles são uma rede. O Amigo Gringo diz que isso não é a pizza, mas ninguém vai te achar um puta babaca por comer uns pedaços…

Para saber mais sobre New York a boa é dar uma olhada no canal do Amigo Gringo e no blog Abrindo o Bico.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *