Faaaalaaaaaaaa Daaaanibooyy !!!!! Finalmente hoje falarei sobre Cusco, Águas Calientes e Machu Picchu! Para mim, essa região foi o ápice da viagem! Tá, ápice junto com La Paz e Uyuni.

Estrada de Puno para Cusco

Foi tranquilo porque nós estávamos no mesmo ônibus cama que fomos de Copacabana para Puno. Vale muito a pena pegar esse ônibus. É mais caro, porém você consegue dormir numa boa, a poltrona deita!

Cusco

Táxi

Meu camarada, mais uma vez vou te dizer: Negocie! Pagamos 20 soles de táxi para a zona turística de Cusco e lá procuramos um lugar para descansar a caveira. Na volta, um taxista malandrão quis cobrar 150 soles!!!

Hospedagem

Nos hospedamos num hostel que não anotei o nome, infelizmente. Mas paguei 80 soles o quarto para duas pessoas e com banheiro privativo. Preço que achei bem justo.

Mas vamos lá Daniel, dá uma pesquisada no Booking pois os preços variam bastante dependendo do nível de conforto que você preza. Aproveita e reserve o seu hostel pelo link aqui do site! Você ajuda o blog a se manter e não paga nada a mais por isso. Eu sei que esse meu marketing aí do final desse parágrafo foi sujo, mas quem não chora não mama, e precisamos! 🙂

Comida

A comida é melhor que na Bolívia, mas não achei lá a maravilha gastronômica que dizem por aí. Não mesmo… E alguns lugares são bem sujinhos, viu…  Mas há quem pense diferente. Talvez seja porque passei muito mal durante a viagem e fiquei com isso na cabeça, não sei.

No geral seguimos o roteiro de procurar o lugar mais limpo possível para evitar passar mal. O custo da refeição em um lugar “legalzinho” fica entre 25 e 45 soles por pessoa. Obviamente você vai conseguir por menos ou mais, se preferir. Sempre depende do conforto e qualidade que você preza!

De diferente do resto da viagem, comi sopa de chia. Não comi o famoso ceviche, pois tive um pouco de medo de passar mais mal, rs…

Sopa de chia. Estava boa, rs…

 

Atrações turísticas

Plaza de las Armas

Além da história, lá tem de tudo (bares, restaurantes, boates, etc). O ruim é que o comércio de rua é agressivo, infernal! De Cusco inteiro, inclusive! Você não consegue ficar um minuto sentado sem vir alguém querendo te vender algo. É tão infernal que não aguentei ficar de bobeira por lá. Eu até tentei…

Cristo Blanco

Também tem um Cristo em Cusco! Eu não fui porque já estava tarde e na manhã seguinte eu ia voltar para o Rio de Janeiro mas descobri como ir. Em uma das minhas tentativas de me desvencilhar do comércio de rua de Cusco, fiquei conversando algumas horas com uma moradora de rua que me vendeu um guarda-chuva. Ela me deu a dica de como chegar. É de boa, o ônibus que te leva lá passa na Plaza de las Armas e custa apenas 3 soles. Você também pode ir a pé ou de táxi. Segundo a moradora, de táxi é um desperdício porque é bem pertinho. Dá uma olhada aqui no site The Only Peru Guide que tem as dicas.

Museu do Chocolate

O Museu do Chocolate é legalzinho… De graça e você faz umas provinhas. No final compra uns chocolates, se quiser.

Boates

Fomos conhecer a famosa night de Cusco! Foi até engraçado e um pouco assustador. Umas 10 pessoas nos cercaram gritando e nos oferecendo drinks grátis para entrar nas boates! Ganhamos um monte de drinks e a entrada nesses lugares é grátis! Na verdade era um vale para os drinks mais baratos, mas tá valendo! rs… Eu e minha namorada conhecemos várias. O som do momento lá é o reggaeton. Para não sermos aproveitadores, consumimos nos lugares. Até porque aqueles drinks que nos ofereceram eram um soco no queixo! Dava para derrubar um pequeno elefante!

Ah sim, na viagem inteira foi a primeira vez que nos ofereceram drogas. Achei meio bizarro que a galera vende na praça mais famosa do lugar (gritando) e na cara da polícia. Sei que no Rio de Janeiro também é bem fácil de comprar drogas, mas aqui, pelo menos, é mais na encolha. Não uso drogas (além de álcool) e não tenho nada contra quem usa, só achei meio bizarrão. Até porque lá não é regulamentado…

Aguas Calientes

Aguas Calientes – O índio, a puma, a serpente e o condor (representam o conjunto, a força, a sabedoria e a espiritualidade)
Mapa de Aguas Calientes

 

A cidade (vilarejo) fica no ponto final do trem que tem o ponto inicial em Cusco e passa por Poroy, Urubamba e Ollantaytambo. Ela é bem turística, pois é muito próxima de Machu Picchu. É nesse vilarejo que fica o ponto inicial da subida da montanha que vai a Machu Picchu para quem vai de trem.

Achei a cidade bem aconchegante! Sim, aconchegante… Muita gente acha essa cidade sem graça por ter vindo da tão agitada Cusco. Mas lá tem vários bares, hotéis e restaurantes. Não achei tão ruim assim não. Se eu tivesse pesquisado melhor, teria dormido um dia por lá! Mas também não ficaria mais que isso. Inclusive, indicaria você a dormir por lá para ir mais descansado para Machu Picchu.

Aguas Calientes tem esse nome por dispor de águas termais. Você deve estar imaginando que são águas termais naturais, daí vem a decepção quando vê que são piscinas comuns. Talvez por isso que o povo não goste. Realmente isso dá uma frustraçãozinha. Mas se quiser encarar, custa cerca de 15 soles a entrada. Eu não fui.

Teve um lance bem maneiro na pizzaria que comemos por lá: Tinha pega varetas e aquele joguinho que não pode deixar a torre cair (esqueci o nome), você fica jogando enquanto a comida não sai. Foi divertido, um ótimo passa tempo! haha…

Bebendo uma Cusqueña e jogando joguinho enquanto o rango não chega…

 

Machu Picchu

Machu Picchu

 

Passagens para Aguas Calientes e Machu Picchu

Isso foi a primeira coisa que fizemos ao amanhecer, quando estávamos em Cusco. Fomos procurar uma empresa de turismo para comprar a nossa ida. Negocie! Nós conseguimos quase 20% de desconto! Fomos em várias. O total nos custou 100 dólares por pessoa quando o dólar beirava R$2,35. Salgadinho, mas achei que valeu. A empresa nos buscou de van no hostel, às 2:30h da manhã. Chagamos ao terminal de trem às 4:50h mais ou menos e o trem partiu às 5:07h da madruga. Mais ou menos umas 7:30h chegamos em Aguas Calientes e 8:30h fomos visitar Machu Picchu.

Há a possibilidade de você chegar nesses dois lugares fazendo a trilha Inca ou indo até o trem, por conta própria. Os sites das companhias de Trem são: http://www.perurail.com/ e  http://incarail.com/.

Como disse antes, recomendo você dormir em Aguas Calientes para visitar Machu Picchu mais descansado, mas obviamente fica a seu critério. Eu não fiz isso e consegui aproveitar bastante essa antiga cidade Inca.

Como engenheiro civil, fiquei bem admirado em como as coisas foram bem pensadas na época. Machu Picchu tem até água encanada! Só você indo para conferir.

Lhaminha em Machu Picchu

 

Trilha Inca

Quando fomos, ela estava fechada. Existe uma época do ano que você não poderá fazer a trilha. Isso acontece em fevereiro, porém às vezes eles fecham por períodos maiores. Eu não quis fazer a Trilha Inca porque são 3 dias e não fui preparado para isso. Na minha humilde opinião, acho que para fazer essa trilha você precisa ir para isso, pois além de “tomar” 3 dias da sua viagem, requer que você esteja com os equipamentos em dia. Além disso, você precisa reservar com bastante antecedência.

Para saber mais sobre as melhores épocas para fazer a trilha e por onde começar, indico o blog La Chica de Mochila e Trilha Inca Machu Picchu. Para reservar a trilha, o site Machu Picchu indica bastante opções de operadoras.

Guia para Machu Picchu

Ficam vários guias na entrada de Machu Picchu. Acho uma boa a contratação deles, pois eles mostram o detalhe que geralmente você provavelmente não imaginaria. Mas isso fica a critério de cada um. Nós pegamos uma professora de história! Achei que valeu a pena.

Huayna Picchu

Huayna Picchu é aquela montanha em formato de nariz que fica em Machu Picchu. Para subir lá você precisa reservar com antecedência também. O site que dá a dica certa de como fazer é esse aqui. Eu não subi, mas dá uma olhada aqui no post do Viaje na Viagem para saber melhor se vale a pena.

Viaje Daniel! Depois compartilhe suas dicas conosco! Grande Abraço!

Do seu camarada,

Igor Assanti

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *