Está planejando a sua viagem à capital uruguaia? Neste artigo te darei dicas imperdíveis sobre o que fazer em Montevidéu para que você possa aproveitar ao máximo tudo de melhor que há na cidade.

Dicas sobre pontos turísticos para conhecer, locais para comer, passeios gratuitos e etc. Montevidéu é a capital do Uruguai, possui um pouco mais de 1,5 milhão de habitantes, sendo a metade da população de todas as partes do país.

Cidade simples, tranquila e acolhedora. Muitos turistas que a visitam relatam que ‘se sentiram como se estivessem em casa’. O idioma falado é o espanhol, não necessariamente você precisa falar fluente para ter uma boa experiência em sua viagem. Como o Uruguai recebe muitos brasileiros, é bem comum, principalmente nas áreas turísticas, ter funcionários que falem português.

Mesmo sendo uma cidade pequena e de fácil locomoção, é importante que você chegue com um roteiro organizado e definido. Assim, conseguirá aproveitar para conhecer muitos pontos turísticos, desfrutar da gastronomia da cidade e assistir ao maravilhoso pôr do sol na rambla, como é chamada a orla do Rio de la Plata.

O que fazer em Montevidéu: Lugares para conhecer

o que fazer em montevideu
Palacio Salvo (CC0)

Onde comer em Montevidéu

Quando você pensa em o que fazer em Montevidéu, certamente a gastronomia é um dos pontos principais. Como em todo país/cidade/lugar existem os pratos típicos, que normalmente os turistas fazem questão de experimentar. No Uruguai não é diferente e você vai se apaixonar pelos sabores.

Um prato bastante popular é o chivito, um mega sanduíche no estilo bauru, acompanhado de batata frita. Tem estabelecimentos que até permitem você montar suas próprias opções de recheios. O chivito é facilmente encontrado em vários restaurantes e lanchonetes em toda a cidade. No centro, especificamente na Av. 18 de Julio, poderá encontrar nos restaurantes La Pasiva e Facal.

O alfajor e o doce de leite são outros clássicos uruguaios. São encontrados nas deliciosas padarias artesanais La Coruñesa e La Vienesa, e opções com preços mais baratos, você poderá encontrar nos supermercados Tata e Disco.

Não deixe de experimentar também a carne uruguaia, suculenta e macia, acompanhada com um vinho de produção nacional.

Dicas de lugares para ver o pôr do sol

Não há palavras para expressar o espetáculo que é o pôr do sol na cidade. A paleta de cores desenhada no céu encerra o dia com chave de ouro. É um programa gratuito e perfeito para todo visitante, uma excelente opção para o que fazer em Montevidéu!

Você pode desfrutar dessa maravilha, na pista de patins que fica na rambla do Parque Rodó. Outro local com a vista privilegiada é o Dique Mauá, localizado na rambla Gran Bretanha.

o que fazer em montevidéu-por do sol
Por do sol em Montevidéu (CC0)

Qual a melhor época para conhecer Montevidéu?

A partir de novembro, quase terminando a primavera, praticamente não se sente mais o frio. Os dias ficam frescos e com sol, ideal para passear pelo parque e nas feiras. Em dezembro, janeiro e até fevereiro, a temperatura sobe e para quem gosta de calor, é a época ideal. Nos outros meses, a temperatura vai diminuindo e o país se prepara para o gelado inverno.

Portanto, a minha dica é programar sua viagem entre os meses de novembro a março/abril. Assim, encontrará um clima, digamos, mais previsível, sem muitas chances de chuvas ou tormentas.

Como se locomover em Montevidéu?

Montevidéu é uma cidade fácil de se locomover, seja de transporte público, táxi ou uber, e até mesmo caminhando. Para andar de ônibus, você pagará o equivalente a $36 pesos em uma passagem comum. Baixando o aplicativo ‘Cómo ir’, é possível preencher com o local de partida e onde deseja ir, e aparecerá as linhas de ônibus, a parada correspondente e o horário que irá passar. Para táxi e uber também existem aplicativos, os preços são em média bem parecidos e acessíveis.

As principais avenidas como a Av. 18 de Julio é ampla e raramente se observa engarrafamento. Um simples passeio caminhando ao longo de toda a avenida, você conhecerá pontos turísticos e terá várias opções de locais para comer.

o que fazer em montevideo
Montevidéu

O que fazer em Montevidéu: Dicas de passeios gratuitos

Mirante da Intendencia de Montevideo

Se você deseja ter uma visão panorâmica da cidade de Montevideo, esta dica não deve ser esquecida! O mirante está localizado a quase 80 metros de altura, na sede da Intendencia, na Av. 18 de Julio, 1360. O horário de visita é 10hs as 15:45hs, todos os dias da semana. Além da vista para desfrutar, o edifício possui cafeteria, venda de souvenirs, centro de atenção aos visitantes, dentre outras novidades.

Mausoléu General Artigas

Um monumento funerário onde se encontra a história do herói nacional José Artigas e contém também histórias sobre como ocorreu a independência do Uruguai. Localizado abaixo da emblemática estátua, na Plaza Independencia. Aberto de segunda das 12h às 18h e de terça a domingo, das 10h às 18h.

Centro de Exposições SUBTE

É um centro cultural destinado para criação, produção e difusão de arte contemporânea. Está localizado no subsolo da Plaza Juan Pedro Fabini. Aberto de terça a domingo de 12hs as 18:45hs.

Onde se hospedar em Montevidéu

A cidade possui vários tipos de hospedagens, desde grandes hotéis 5 estrelas até opções mais simples e econômicas. Certamente você achará uma que encaixe no seu estilo de viagem e bolso.

Veja aqui a lista completa dos hotéis de Montevidéu.

o que fazer em Montevidéu
Montevidéu

Vale a pena viajar para Montevidéu?

Se você deseja conhecer uma cultura rica, com uma gastronomia maravilhosa e um povo acolhedor, estará indo ao lugar certo! Acredito que montando um roteiro de no máximo 3 a 4 dias, organizado de acordo com a localização dos pontos turísticos, como para se locomover de um local a outro, você terá tempo o suficiente para curtir a cidade.

E então, agora que você já sabe o que fazer em Montevidéu, o que está faltando para organizar sua viagem?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *