Na cosmopolita e animada capital espanhola sempre há algo novo para conhecer e nunca faltam opções para o que fazer em Madrid durante uma viagem. Com uma atmosfera que se renova a cada visita, os pontos turísticos de Madrid proporcionam aos visitantes diversas experiências que agradam todos os perfis de viajantes.

Com parques, museus, estádios e uma gastronomia de alta qualidade a cidade possui muitos locais turísticos que merecem uma visita, por isso, organize-se na montagem do roteiro para não sobrecarregar a viagem e conseguir conhecer as atrações que mais combinam com seus gostos.

Antes de embarcar também pesquise se a cidade estará recebendo algum evento interessante durante a sua estadia, como um campeonato de futebol e com isso, programar seu tempo e dinheiro para possíveis ingressos.

A sensação ao caminhar pelas ruas é de uma cidade acolhedora e muito viva que, ainda que esteja presa ao passado, pela arquitetura, também transmite um sentimento de modernidade, bem peculiar. Como uma loja de eletrônicos e tecnologias em prédios construídos há muito tempo atrás.

Os moradores são hospitaleiros e a língua bem acessível, ao contrário de outros países, eles têm bastante paciência para tentar entender e auxiliar o turista estrangeiro.

Veja também onde se hospedar em Madrid

O que fazer em Madrid: Atrações imperdíveis para conhecer

madrid: Get Your Guide

Estádio Santiago Bernabéu

Impossível falar de Madrid sem pensar em futebol. A paixão dos locais por este esporte é muito grande, por isso, o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid tem destaque nos itens do que fazer na cidade. A visita (tour) custa cerca de 25 euros por pessoa e inclui um tablet com audioguia. O auge da visita fica por conta das salas dos troféus, com vários “orelhudos” da Champions League!

Em outros locais da cidade, como no centro, é possível comprar produtos oficiais tanto do Real Madrid como do Atlético de Madrid.

o-que-fazer-am-madrid-06
Troféu da Champions League

Plaza Mayor

Um dos principais ícones de Madrid, a Plaza Mayor tornou-se um cartão postal. Um bom lugar para passear, fazer refeições e comprar as famosas lembrancinhas de viagens.

A praça foi construída em 1619 e foi palco de diversos acontecimentos desde execuções a touradas. Atualmente, ao caminhar pela região vê-se diversas apresentações de artistas locais, como bandas e grupos de canto, entre outros. Ao entardecer as luzes deixam a região ainda mais charmosa, vale a pena dar uma esticada no passeio e curtir um fim de tarde com bastante tranquilidade!

Mercado de San Miguel

Localizado próximo a Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel pode ser considerado uma ótima opção para conhecer a cultura local, principalmente a gastronomia. Aproveite para experimentar os aperitivos e presuntos (jamons), que particularmente chamam a atenção. São diversas peças com diferentes tempos de defumação.

Se puder, evite conhecer o mercado no horário próximo ao almoço, pois a quantidade de pessoas neste período do dia é muito grande e isso pode dificultar um pouco o acesso aos produtos.

As mesas são comunitárias, então já tenha em mente dividir os lugares ou então comer em pé.

o-que-fazer-am-madrid
Mercado de San Miguel

 Museu do Prado

Muito organizado, o Museu do Prado pode ser considerado o principal da cidade. O acervo conta com obras de arte de grande importância, de artistas de várias localidades, além dos espanhóis. Uma das principais obras para conhecer é As Meninas, quadro de Velásquez.

Além do Museu do Prado, outro importante para colocar no roteiro, caso tenha mais dias na cidade é o Reina Sofia, onde está o quadro Guernica, de Pablo Picasso.

Parque Del Retiro

O parque mais conhecido de Madrid tem entrada gratuita e proporciona um bom local para um descanso durante a viagem. Ele é bem grande, por isso separe uma manhã ou uma tarde inteira para conhecê-lo e desfrutar do ambiente.

Dentre as atrações do Parque Del Retiro estão um belo lago e o real jardim botânico.

Palácio Real de Madrid

De arquitetura singular, o Palácio Real de Madrid recebe muitos visitantes e devido a isso uma dica muito importante é garantir seu audioguia em português para aproveitar melhor a visita.

Os ambientes internos são muito decorados e há uma sala com exposição de armaduras, que segundo os visitantes, merece destaque.

No período da minha viagem, infelizmente, o Palácio estava fechado, como forma de protesto a entrada de refugiados na Europa, então não pude conhecê-lo.

Puerta Del Sol

O principal símbolo madrileno, uma estátua de bronze de um urso segurando uma árvore, (estampado na maioria das souvenires a venda na cidade) encontra-se na Puerta Del Sol. A praça também possui o marco zero da cidade.

o-que-fazer-am-madrid
Puerta del Sol
o-que-fazer-am-madrid
Estátua símbolo da cidade de Madrid
o-que-fazer-am-madrid
Marco zero de Madrid

 Churros

Durante sua passagem por Madrid não deixe de experimentar o famoso churros, principalmente na Chocolateria San Ginés (pertinho da Plaza Mayor) e no Los Artesanos 1902, no centro da cidade. Ainda que o San Ginés seja mais famoso, pessoalmente, prefiro o Los Artesanos.

Tenha em mente que o churros não tem a quantidade de açúcar utilizada no Brasil, prepare o paladar.

Quando ir a Madrid

Caso possa escolher o mês do passeio opte pelas estações de primavera e outono. O verão costuma ser muito quente.

Onde comer e beber em Madrid

As cervejas na cidade têm um preço bem acessível e um dos melhores locais para desfrutar disso comendo típicas tapas espanholas é a Calle Baja. E não se preocupe em ficar desconectado, por toda a Calle os estabelecimentos possuem Wifi gratuito!

Transporte público

O transporte público da cidade funciona bem e o acesso aos principais pontos turísticos pode ser realizado sem dificuldades, considero o preço do transporte barato, aliás, penso que seja um dos mais baratos que encontrei na Europa.

Ingressos para as atrações de Madrid

Para evitar filas e em alguns casos até economizar procure comprar ingressos para as atrações como o Museu do Prado e o Palácio Real antecipadamente e observe atentamente o horário da visita.

Agora é só arrumar as malas e ir conhecer este destino europeu tão rico em cultura e experiências.

Se tiver outras dicas de o que fazer em Madrid, escreva aí nos comentários!

Quer saber onde se hospedar em Madrid? Veja aqui a lista completa de acomodações

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *