Depois das minhas andanças pela Nova Zelândia fui à Ilha de Páscoa, também conhecida como Rapa Nui, um dos lugares mais remotos do planeta, que fica a cerca de 6 horas de voo desde Santiago, Chile. Quem me acompanhou nessa foi meu primo, o grande fotógrafo e mochileiro Leonardo Azevedo (vulgo Trotatorres).

As grandes atrações de lá são as esculturas de pedra (moais) feitas pelo povo original, espalhadas por toda ilha e também sua costa com belas vistas.

Ficamos hospedados no Camping Mihinoa, único camping e também único local onde é permitido acampar em Rapa Nui (são abertas exceções para grupos de universidades que estejam realizando algum estudo).

O camping fica em Hanga Roa que é a cidade existente por lá.

Camping Mihinoa

Como essa viagem aconteceu inesperadamente, não tive como verificar muita coisa e não tínhamos um roteiro. Ao chegarmos lá, fomos no escritório de turismo, pegamos algumas informações, um mapa e começamos a traçar nossa rota exploratória.

Com alguma disposição para caminhar, não é muito difícil visitar as atrações próximas a Hanga Roa.

Para começar, com a companhia freqüente da chuva, subimos até Orongo, uma espécie de vila cerimonial, pertencente ao Parque Nacional Rapa Nui. Lá do alto, tem-se a fantástica vista do vulcão Rano Kau com sua cratera alagada e da ilha Motu Nui. Nesse local acontecia a corrida do ovo, competição que determinava o governante da ilha por um ano, dando o título de homem-pássaro a seu vencedor. Para tal, era necessário ser o primeiro a nadar até Motu Nui, pegar um ovo de andorinha e levá-lo intacto a Orongo.

Vulcão Rano Kau
Vulcão Rano Kau (foto: Leonardo Azevedo)
Ilha Motu Nui

Cansados de tomar chuva na cabeça, resolvemos alugar um carro e conhecer as partes da ilha mais afastadas da cidade de Hanga Roa.

Percorremos toda a costa sul onde as águas, de um azul incrível, se encontram com belas rochas vulcânicas formando paisagens interessantíssimas.

Lá, há vários Ahus (conjunto de moais), como o Ahu Vaihu, com seus moais caídos no chão e o Ahu com o maior número de moais da ilha, o Ahu Tongariki, que conta com quinze moais e é um dos pontos turísticos mais importantes de Rapa Nui.

Perto dele encontra-se o vulcão Rano Raraku onde seria a fábrica de moais (também pertencente ao Parque Nacional Rapa Nui). De lá que o povo nativo retirava as rochas para esculpir os moais de toda a ilha. Devia dar um trabalhão para esculpir e transportar essas esculturas que chegam a medir seis metros de altura, sendo levadas a dezenas de quilômetros de distância!

Costa sul da Ilha de Páscoa
Ahu Vaihu
Ahu Vaihu (foto: Leonardo Azevedo)
Moais próximos ao vulcão Rano Raraku

Outro ponto interessante é a bela praia Anakena com o Ahu Nao Nao, localizada na costa nordeste da Ilha de Páscoa.

Não muito distante encontra-se o monte Terevaka, ponto mais alto e com uma bela vista de toda a ilha. Subimos lá no último dia de viagem, quando finalmente parou de chover.

Para finalizar a trip, contemplamos o Ahu Tahai, na cidade de Hanga Roa, dessa vez com sol!

Anakena
Praia Anakena e Ahu Nau Nau
Vista desde o Monte Terevaka
Vista desde o Monte Terevaka (foto
Vista desde o Monte Terevaka (foto: Leonardo Azevedo)
Vista desde o Monte Terevaka (foto: Trotatorres)
Ahu Tahai
 Finalmente sol na Ilha! (foto: Trotatorres)
Finalmente sol na Ilha! (foto: Leonardo Azevedo)
Por do sol na costa oeste de Rapa Nui (foto:
Por do sol na costa oeste de Rapa Nui (foto: Leonardo Azevedo)

22 comments

1. Fala Daniel, beleza? Valeu pelo pulo aqui no blog e pelos parabéns cara, com certeza o nascimento da nossa pequena será uma mudança e tanto, mas jajá embarcaremos com ela pelo mundo também! 🙂
    Muito legal teu trabalho cara, “dá um trabalhão”, mas é sempre recompensador! Vou continuar navegando pelas tuas aventuras!
    As fotos estão sensacionais, já divulguei no twitter também!
    Forte abraço e muita paz!
    Michel @rodandoomundo

2. Caro Daniel, parabens pelo blog … muito interessante e convidativo. Sou dentista do seu pai e ele que me falou sobre a suas postagens que serão de grande ajuda durante as minhas viagens. Uma abraço e até breve. Adam Chan