Fui pra vila de Conceição do Ibitipoca no último carnaval, aproveitar um pouco de trilhas e cachoeiras. Apesar de estar buscando paz e sossego, carnaval é carnaval, né… A vila fica bem crowdeada e o clima tranquilo se transforma numa churrascolândia em cada casa, com som alto e zueira…

A noite é até legal. Rolou uma bandinha de reggae tocando na rua em frente a cervejaria Brauhaus. Ficava cheio, mas o clima estava tranquilo e divertido.

Por falar em cerveja, a cervejaria Brauhaus é a boa do lugar. É bem pequena, só pra você comprar e beber na rua. É de Juiz de Fora e são só dois tipos de chopp, mas deliciosos. Muito melhor que os sucos de arroz e milho que rolam por aí… Há outra cervejaria artesanal na vila, essa, de Ibitipoca mesmo, mas confesso que não curti as cervas deles.

O Parque Estadual do Ibitipoca

O Parque abre às 8 horas e é bom chegar cedo, pois só permitem 1200 pessoas por dia. Ele é a principal atração do lugar, e com a cidade lotada, já viu né… Durante esse carnaval a lotação era atingida às 10 da manhã.

A entrada custa 20 pratas por dia e há estacionamento lá dentro, mas quando lota, eles avisam e dá pra parar o carro na parte de fora, na rua. Os funcionários do Parque orientam esse lance aí.

Dentro do Parque, a 1 km da entrada, o Parque conta com um centro de visitantes, com informações interessantes do local e uma lojinha de souveniers. Há também uma lanchonete, restaurante e camping. Um pouco a frente existem alguns pontos com praias de rio e cachoeiras, onde pode-se curtir belos banhos e visuais sem ter que andar muito trilha adentro.

Entrada do Parque Estadual do Ibitipoca
Entrada do Parque

 

Trilhas, cachoeiras e grutas

Há basicamente três trilhas lá: Janela do Céu, Circuito das Águas e Pico do Pião.

Mapa do Parque Estadual do Ibitipoca
Mapa do Parque

 

No primeiro dia fomos na Janela do Céu que é a trilha mais longa, com 17 km ida e volta. Ela tem uns dois trechos de subida, que, apesar de não serem tão íngremes, são longos. Meu coraçãozinho de peladeiro bateu bem forte nas subidas, mas aguentou…

A trilha é larga e sem muitas pedras soltas, o que facilita a caminhada. No meio, rolam algumas grutas pra visitar.

O fim da trilha leva a duas atrações, a Janela do Céu e a Cachoeirinha. A primeira é um poço com duas cachoeiras e uma vista, mas estava completamente lotado e nem deu pra aproveitar. O segundo também tinha gente, mas bem menos. Esse, conseguimos aproveitar mais e achei mais legal. É uma mini praia de rio com uma cachoeira onde rola um banho bem gostoso. Daqueles de tirar as mazelas e limpar a alma!

No meio da trilha - Ibitipoca
No meio da trilha
Visu lá de cima - Ibitipoca
Visu lá de cima
Mais um visu - Ibitipoca
Mais um visu
Gruta no caminho - Ibitipoca
Gruta no caminho
Vista desde a Janela do Céu - Ibitipoca
Vista desde a Janela do Céu
Cachoeirinha - Ibitipoca
Cachoeirinha
Cachoeirinha - Ibitipoca
Cachoeirinha
Chuva e raios na trilha! - Ibitipoca
Chuva e raios na trilha!

 

Nossa segunda ida ao Parque foi no terceiro dia, quando fizemos o Circuito das Águas. Essa trilha é bem mais leve, com um total de 5 km ida e volta. Achamos mais interessante que a da Janela do Céu, pois vai-se beirando o rio na ida e na volta e há inúmeras vistas e pontos para banho com pequenas cachoeiras e lindíssimos visuais.

Circuito das águas - Ibitipoca
Circuito das águas
Patronagem! - Ibitipoca
Patronagem!
Circuito das águas - Ibitipoca
Circuito das águas
Circuito das águas - Ibitipoca
Circuito das águas
Selfie da trip! - Ibitipoca
Selfie da trip!

 

Não chegamos a fazer o Pico do Pião, que leva ao ponto mais alto do Parque, onde há as ruínas de uma igreja antiga. Essa vai ficar pra próxima…

7 comments

  1. Faaalaa Daniboyyy ! Aquela cevada que denominamos de “ibitiburger” era tão pesada que dava para matar a fome do Brasil inteiro se fosse produzida em massa !! Vamos voltar nesse lugar em épocas mais tranquilas… Volto lá facim, facim !! Abração !

  2. Oi! Estou tentando contatar para o e-mail indicado na parte de Contatos, mas os meus e-mails estão sendo retornados com uma mensagem de erro do servidor. Talvez você queira ver o que se está a passar e entretanto me contatar de volta porque precisava de falar alguns assuntos comerciais aqui sobre o blog.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *