Rumando em direção aos Alpes Austríacos, havia uma República relativamente nova no meio do caminho, a Eslováquia.

Depois da separação com a República Checa em 1993, ela tornou-se mais atrativa (pelo menos pra mim), pois é mais um país a ser conhecido (mais uma bandeirinha para a coleção!).

Fomos então a sua capital Bratislava, que fica bem perto de Viena na Áustria.

Nossa casa lá foi o Hostel Blues, que fica num antigo prédio comunista na região central da cidade.

Bratislava é bem pequena e não precisa-se de muito tempo para conhecê-la. Ela tem um centro medieval bem bonito com a arquitetura preservada. Lá estão muitos restaurantes, pubs e lojas. A boa é andar por lá, meio sem rumo, descobrindo os cantinhos da cidade.

Seguindo a ideia medieval, há o símbolo da cidade, o Castelo de Bratislava. Um castelo retangular com quatro torres e construção iniciada no século X, mas ele está em reforma há trocentos anos e nos seus arredores consegue-se boas fotos de seus andaimes e tapumes de obra… Atualização: A obra finalmente acabou em 2010! O blog Viajoteca tem um post bem explicativo do castelo. Leia-o aqui.

A cidade se estende às margens do rio Danúbio e outra de suas marcas registradas é a Ponte Nova (Nový Most), onde há uma torre com um restaurante (quem viu MIB sabe que não é restaurante, e sim uma nave espacial…).

Existe um bairro universitário, onde está o alojamento da principal universidade da cidade e lá fomos nós para ver o que rolava a noite. Ficamos um pouco desapontados, pois esperávamos mais de um lugar cheio de estudantes. Havia uns dois ou três bares, porém nada demais. Talvez tenhamos ido num dia ruim.

No centro da cidade existem uns bares legais pra tomar uma cerva e ouvir um rock n’ roll. É só dar uma procurada.

O Viajoteca tem também um post completíssimo sobre a cidade. É só clicar aqui para ler.

Uma das ruas do centro

Nový Most e a nave do MIB


Man at work

Escadaria e o castelo

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *