Nesse post vou te mostrar como é, e o que fazer para assistir a um jogo de futebol no Maracanã. Aqui estarão todas as dicas e informações necessárias para que sua experiência seja completa!

Maracanã

O Maracanã (Estádio Mário Filho) é um dos estádios mais famosos do mundo e uma das grandes atrações turísticas do Rio de Janeiro. Ele foi construído para a Copa do Mundo de 1950, e já foi reformado várias vezes, sendo a principal, para a Copa do Mundo de 2014. Essa última mudou muita coisa do estádio. Veja aqui meu texto comparando o Maracanã antigo com o novo.

Por que ele se chama Estádio Mário Filho?

Mário Filho era um importante jornalista esportivo da década de 1940. Irmão do famoso escritor e também jornalista Nelson Rodrigues e criador do termo “Fla x Flu”.

Quando planejavam a construção de um estádio para a Copa de 1950 havia duas possibilidades de local: Jacarepaguá e Tijuca. Alguns influentes, como o então deputado Carlos Lacerda, defendiam que deveria ser no bairro de Jacarepaguá. Mario Filho lutou e teve grande influência para que o local escolhido para a construção do estádio fosse na Tijuca. A região no entorno do estádio passou a se chamar Maracanã posteriormente.

Qual a capacidade do Maraca?

O Maracanã já foi o maior estádio do mundo, com capacidade para mais de 150 mil pessoas. Isso também foi ideia de Mário Filho! Hoje, cabe aproximadamente 75 mil, mas tem tido lotação máxima de 65 mil ou até menos, por medidas de segurança.

Quando você for, torça para estar cheio, pois a sensação é única!

maracanã
Maraca cheio!

Quem joga lá? “O Maraca é nosso, aha, uhu…”

O Rio de Janeiro tem quatro grandes times de futebol, que fizeram história no Maracanã, mas atualmente somente o Fluminense joga lá. Flamengo, Vasco e Botafogo, só de vez em quando.

Então, para assistir a um jogo no estádio, fique de olho nos jogos em que o Fluminense for jogar em casa, pois provavelmente será no Maraca.

Por que os times do Rio não jogam mais no Maracanã?

O estádio era administrado pelo governo do Estado do Rio, mas passou sua administração para um grupo de empresas. As regras antigas do uso do estádio mudaram, porém as novas regras não deram muito certo. Jogar no Maracanã ficou muito caro para os times e por isso eles deixaram de jogar lá.

O Flamengo fez um acordo para jogar no estádio da Portuguesa da Ilha e o próprio Fluminense, que ainda joga regularmente no Maracanã, estuda alternativas.

Além disso, Vasco e Botafogo têm seus próprios estádios e só jogam no Maracanã em situações especiais.

No Campeonato Carioca de 2018 todos os clássicos serão no Maracanã.

Localização e como fazer para chegar

O Maracanã fica no bairro de mesmo nome, na Zona Norte, próximo ao encontro da Avenida Radial Oeste com a Avenida Maracanã, entre as estações de metrô São Cristóvão e Maracanã.

A melhor forma de ir para lá é de metrô ou trem, descendo na estação Maracanã. Existem também várias linhas de ônibus que passam no local, assim como estacionamentos para quem vai de carro.

Ir de taxi, uber, cabify ou 99 também é uma alternativa interessante.

Localização do Maracanã
Localização do Maracanã (Google Maps)

Ingressos

Dá para comprar ingressos online ou nos pontos de venda. A dica é conferir o site oficial dos times, pois neles há toda a informação necessária para compra de ingressos.

Site oficial do Fluminense

Site oficial do Flamengo

Compra Online

A compra online é feita pelo site FutebolCard.com. Você terá que se cadastrar no site e terá direito a comprar até 3 ingressos (por CPF). Após comprados, os ingressos podem ser retirados na bilheteria do estádio ou você pode usar o próprio smartphone como ingresso.

Pontos de venda

  • Laranjeiras: Sede do Fluminense – Rua Álvaro Chaves, 41;
  • Maracanã: Bilheteria 2;
  • Nova Iguaçu: Shopping Nova Iguaçu: Av. Abílio Augusto Távora, 1111 Bairro da Luz – Loja Oficial Fluminense FC 4º andar;
  • Niterói: Shopping Bay Market – Praça de Alimentação (Próxima aos elevadores) – Av. Visconde do Rio Branco, 360, 3º andar – Centro – Niterói;
  • Araruama: Loja Fanáticos – Av. Brasil, n° 10 – Loja 112 – Araruama;
  • Jacarepaguá: RioShopping – Loja Torcedor Carioca – Estrada do Gabinal, 313, lojas 116 e 117 – Galeria A;

Meia-entrada e Gratuidade

Quem pode pagar meia-entrada:

  • Estudantes
  • Pessoas entre 12 e 21 anos e entre 60 e 64 anos
  • Professores da rede pública municipal de ensino do RJ

A documentação necessária para comprovação da condição da meia-entrada está no site FutebolCard.

Para o benefício da gratuidade, estão aptos:

  • Menores de 12 anos
  • Maiores de 65 anos
  • Portadores de necessidades especiais

Camarotes

Para ir de camarote você terá que entrar em contato com a empresa que os administra pelo email [email protected]

Como é assistir a um jogo?

Bom, agora que você já sabe como faz para comprar ingresso e chegar lá, vamos a experiência de ser um arquibaldo…

Arquibaldos e geraldinos foram expressões criadas por Nelson Rodrigues (irmão do Mário Filho, lembra?) para os frequentadores de arquibancada e geral do Maracanã. Geral era o setor mais barato do estádio, onde as pessoas assistiam os jogos em pé e era abaixo do nível do campo, mas não existe mais.

Sua experiência vai depender de vários fatores referentes ao jogo que vai assistir. Que times vão jogar, importância do jogo, público presente, etc.

Mas de qualquer forma, na hora que os times entram em campo a galera se contagia com fortes emoções bem peculiares. Gritos de incentivo, xingamentos, músicas e mais um monte de outras coisas surgem por todos os lados!

Maracanã
Maracanã

O que tem pra comer e beber lá?

Há algumas opções, mas são caras… Os rangos tradicionais são o cachorro-quente Geneal (pão com salsicha e nada mais) e o clássico biscoito Globo (de polvilho, sal ou doce).

No setor Leste Inferior há uma praça de alimentação com hambúrgueres (Bob’s), sushi, espetinho, pizza, pão de queijo, crepe, etc. Tem também uns lances light tipo frutas, barra de cereais, iogurte, etc.

Se quiser beber uma cerveja boa, tem que ser fora do estádio. Lá dentro é só Brahma… Tem também água, mate e refrigerante.

É tranquilo para entrar e sair? Rola tumulto, confusão, filas?

Entrada e saída de qualquer estádio é sempre uma incógnita em termos de tumulto, mas em geral os jogos do Flu têm sido bem tranquilos.

Em relação à filas, sempre tem. A boa é chegar uns 45 minutos antes do início do jogo. Assim dá para achar o seu portão de entrada, entrar e achar um lugar pra sentar, de boa.

Tem uns funcionários do estádio espalhados pela imediações nos dias de jogos. Eles usam boné amarelo e camisa azul marinho. Normalmente estão com megafones e dão várias informações. Qualquer dúvida é só perguntar a eles!

E lá dentro?

Depois de entrar você vai subir a rampa de acesso ao nível do ingresso que comprou (inferior ou superior) e chegará na parte onde tem os banheiros e lanchonetes. Aí é só entrar num dos túneis de acesso às arquibancadas, achar um lugar vazio, sentar e se divertir!

Se ligue numa coisa: Apesar de seu ingresso ter um número de assento específico, isso nunca é respeitado. É da cultura do Maracanã. O lance é achar um lugar vazio e sentar. Não tem lugar marcado na prática.

Agora é só ir lá! Depois passa aqui e deixa um comentário dizendo como foi sua experiência.

Maracanã
Maracanã