Na viagem EUA Costa a Costa, onde cruzamos a terra do Tio Sam de carro, de Los Angeles a New York, utilizamos dois cartões pré-pagos muito usados por viajantes: o AMEX Global Travel e o VISA Travel Money. A escolha foi baseada principalmente em questões bancárias, onde Merenda e Soya (correntistas do Banco do Brasil) optaram pelo VISA e eu (correntista do Itaú na época) preferi o AMEX.

Ainda que tenhamos recebido uma senha para a utilização de cada cartão, raramente tivemos que usá-la, pois lá a grande maioria dos estabelecimentos usa o sistema onde você assina o boleto. Não é como no Brasil onde tem-se que inserir senha. Isso serve tanto para cartões de crédito quanto para os pré-pagos.

Para usar o cartão, a opção a ser escolhida, após passar o mesmo na máquina, é crédito e não débito, como pensávamos. Isso nos trouxe alguns inconvenientes, pois o VISA foi rejeitado em vários estabelecimentos e acreditamos que essa confusão de débito e crédito tenha sido a causa desse problema com o cartão VISA.

O AMEX foi aceito em todos os lugares, com exceção de dois postos de gasolina e achamos que pelo mesmo problema.

AMEX Global Travel x VTM
AMEX Global Travel

A descoberta aconteceu em uma farmácia onde você faz o check out e  pagamento das compras, e então passa o cartão e escolhe as opções. Quando escolhi débito, o pagamento foi recusado e então tentei novamente, com a ajuda de um funcionário. Dessa vez escolhemos crédito e funcionou.

Após descobrirmos isso, os cartões foram aceitos em todos os demais estabelecimentos.

Resumindo:

Use a opção crédito e não débito para o seu AMEX GlobalTravel ou VISA Travel Money.

VTM
Visa Travel Money

11 comments

  1. Ocorreu o mesmo comigo. Na hora de selecionar a forma de pagamento escolhi débito e o VTM deu como recusado. Quando apertei crédito a compra foi aprovada e o valor debitado do cartão.

    1. É Nishan, parece que o sistema deles funciona desse jeito mesmo.

      Irei agora pro Reino Unido e lá testarei o AMEX Global Travel. Em breve posto a experiência.
      Fique ligado!

      Abraço,
      Daniel

  2. Eu e minha familia, fizemos uma volta na Europa, Suiça, França, Itali e Alemanha com o VTM Visa, mesmo sem meu nome gravado, não tive qualquer dificuldade. Gostaria de ter maiores detalhes com o Amex Vtm.

    1. Claudio, eu não usei o AMEX GlobalTravel na Europa, por isso não sei como funciona, mas ouvi dizer que alguns estabelecimentos não o aceitam.

      Abraços

  3. Olá Pessoal.

    Estou indo viajar daqui 20 dias p/ Miami e Orlando e ainda tenho uma duvida em relação aos cartões pré-pagos. Qual bandeira é a mais aceita nos EUA? Recomendam levar Amex ou Visa?
    Obrigado.
    Abraços.

  4. Putz… excelente dica!

    Diego e eu, sempre buscamos por uma opção para não andar com dinheiro vivo nas viagens, eu lembrava dos Travel Checks que minha mãe usava Mundo afora, nem me ligava nisso, excelente post 😉

    1. Obrigado Stephanie!

      O problema é que agora o governo tb cobra imposto de 6,38% nesses cartões (igual aos cartões de crédito) e não sei mais se é vantagem levá-los nas viagens.

      Abraços

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *